quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rede de SST promove 6a. reunião na Fundacentro
Rede SST
Potenciais parceiros e interessados estão convidados a participar de debate no próximo dia 13 de novembro no CTN
Por ACS/A.R. em 12/11/2013
Lançada em 8 de novembro de 2013 no CTN com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, a Fundacentro, juntamente com outras instituições está empenhada em consolidar ainda mais a Rede de Estudos e Pesquisas em Segurança e Saúde do Trabalhador (abreviada para Rede de SST), ação prevista no Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT), item 8.2.1 (Articulação com organismos e instituições de pesquisas e universidades para a execução de estudos e pesquisas em SST integrando uma rede de colaboradores para o desenvolvimento técnico-científico e inovação da área), no PPA 2012-2015 do Governo Federal – Objetivo 0293, Meta “Criar rede de centros de pesquisa em segurança e saúde no trabalho” e com interface na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde.
Trata-se de uma articulação entre pesquisadores, profissionais de serviços de saúde, de órgãos fiscalizadores, operadores da lei, dirigentes sindicais e patronais com a finalidade de proporcionar discussões sobre temas relevantes, construção de documentos e pareceres, desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a construção de políticas públicas que visem à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a incapacidade e desvantagem social deles decorrentes.
Essa Rede está estruturada para comportar comunidades temáticas, conforme necessidade e interesse dos diversos setores sociais envolvidos. Uma das comunidades em construção, chamada de COMUNIDADE TRABALHO E FATORES PSICOSSOCIAIS, tem a participação até o momento da Fundacentro, do Centro Técnico de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (CTI), da PUC- NUTAS, USP- Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública e Faculdade e Engenharia de Produção, UNIFESP- Centro de Economia em Saúde Mental, SESI, DIEESE, Ministério Público do Trabalho – 15ª Região, Tribunal Regional do Trabalho – 15ª Região, OIT, Unicamp – Faculdade de Ciências Aplicadas.
No período da manhã haverá a apresentação da Professora Edith Seligmann-Silva e de Ana Claudia Moreira Cardoso, supervisora de Formação do DIEESE. Ambas irão discorrer sobre “Aspectos Psicossociais: do que estamos falando”?. No período da tarde o tema a ser abordado será “Questões de Funcionalidade da Comunidade”.
O debate ocorrerá nas salas 6 e 7, andar térreo da Fundacentro – CTN, São Paulo, com inicio previsto para às 9h e encerramento às 17h. Não será necessário o preenchimento de inscrições sendo livre a entrada para todos os interessados.
A equipe responsável pela Comunidade Trabalho e Fatores Psicossociais é composta por Cesar Akiyoshi Saito (Coordenação de Educação); Cristiane Queiroz e Daniela Sanches Tavares, ambas do Serviço de Ergonomia e Maria Maeno (Serviço de Medicina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário