domingo, 25 de novembro de 2012

Novas conquistas !!




Contra epidemia de lesões e mutilações, trabalhadores conquistam NR “histórica” com pausas no setor frigorífico

23/11/2012

“Norma Regulamentadora melhora saúde e segurança da categoria”, afirma Siderlei de Oliveira, presidente da Contac/CUT

Escrito por: Leonardo Severo

Composta por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo federal, a Comissão Tripartite que debatia a Norma Regulamentadora (NR) dos frigoríficos concluiu com êxito seus trabalhos nesta sexta-feira, aprovando 16 artigos com 216 sub-itens para enfrentar a epidemia de lesões e mutilações que atinge o setor.
“A NR traz melhorias fundamentais para a saúde e a segurança da categoria, com mudanças nos ambientes de trabalho, no ritmo e no tempo de exposição, estabelecendo pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados. Esta é uma conquista histórica”, comemorou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT), Siderlei de Oliveira.
Após a aprovação da NR, em reunião que contou com a participação de representantes do Ministério do Trabalho, o texto será enviado à CTPP (Comissão Técnica Permanente Paritária), que encaminhará o documento para o ministro. “O texto passa a valer 90 dias após a publicação da portaria, o que deve acontecer entre janeiro e fevereiro do próximo ano”, explicou Siderlei.
Para o presidente da Contac, a aprovação das pausas “reduzirá drasticamente a epidemia”, encerrando com sucesso três anos de longos debates, “o que potencializa novas ações, mobilizações e vitórias”.
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário